SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número367Propriedades mecânicas de cerâmicas à base de anortita preparadas da reação de caulim DD2 e calcitaCaracterização de tijolos de solo-cimento com incorporação de areia descartada de fundição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cerâmica

versão impressa ISSN 0366-6913versão On-line ISSN 1678-4553

Resumo

OLIVEIRA, H. A. et al. Avaliação do potencial de argilas de Sergipe e Alagoas na produção de agregados para uso em concreto. Cerâmica [online]. 2017, vol.63, n.367, pp.318-328. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132017633672106.

O presente trabalho teve por objetivo caracterizar tecnologicamente três argilas utilizadas em setores de cerâmica no estado de Sergipe, Brasil. Sua potencialidade para produzir agregado sintético de argila calcinada para substituir britas na produção de concreto foi avaliada. As argilas foram caracterizadas por ensaios de granulometria, índice de plasticidade, difração de raios X, análise térmica diferencial e gravimétrica, análise dilatométrica, fluorescência de raios X, teor de matéria orgânica, capacidade de troca de cátions, área específica e microscopia eletrônica de varredura para análise do tamanho e morfologia de grãos. Corpos de prova foram produzidos por prensagem uniaxial a 30 MPa, em formato retangular e cilíndrico. Os corpos de prova das argilas e também de formulações cerâmicas foram queimados e posteriormente caracterizados em ensaios de absorção de água, densidade aparente, resistência mecânica à compressão e morfologia de grão. Foi observado que, após queima a 1120 ºC, duas das formulações apresentaram parâmetros de resistência mecânica à compressão, absorção de água e massa específica comparáveis aos da brita usada em concreto leve.

Palavras-chave : argila; agregado sintético; caracterização tecnológica; cerâmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )