SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1Ensino do projeto arquitetônico: a teoria traduzida em exercícios no processo criativoConjugando recursos para desenvolver o "pensamento geométrico" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Rem: Revista Escola de Minas

versão impressa ISSN 0370-4467

Resumo

ARAVENA-REYES, José A.. Metodologias coletivas para o ensino de projeto em engenharia e arquitetura. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2001, vol.54, n.1, pp. 57-62. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672001000100010.

Os problemas e desafios de uma sociedade a cada dia mais complexa e global têm motivado o Departamento de Fundamentos de Projeto da UFJF a desenvolver diversas abordagens para ensinar conceitos-chave de projeto dentro de disciplinas que objetivam a manipulação de imagens e representações de projeto. Tais abordagens são baseadas no uso de metodologias de aprendizagem colaborativa e ferramentas CAD. A união dos conteúdos novos e tradicionais das disciplinas é construída através de dinâmicas coletivas aplicadas em grupos de alunos. Essas dinâmicas começam na sala de aula e são completadas em casa através do acesso a uma página na Web. Esse trabalho apresenta os fundamentos que sustentam nossa abordagem de ensino colaborativo e uma breve descrição das ferramentas, resultados e projeções dessa pesquisa.

Palavras-chave : Ensino de Projeto; Aprendizado Colaborativo; WWW.

        · resumo em Inglês     · texto em Português