SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue3Microestruturas de pelotas feitas com mistura de redutor e finos de minérioSeleção de solos para a imobilização de arsênio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

SOUZA, Vládia Cristina Gonçalves; SAMPAIO, Carlos Hoffmann  and  TAVARES, Luis Marcelo Marques. Estudo da influência da microestrutura do clínquer sobre a moagem na fabricação de cimento: microscopia eletrônica de varredura. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2002, vol.55, n.3, pp. 209-213. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672002000300008.

Como continuação de um estudo anteriormente realizado com microscopio óptico (MO) e lupa, sobre amostras de clínquer coletadas em uma fábrica de cimento no sul do Brasil, foram realizadas análises em microscópio eletrônico de varredura (MEV). O objetivo foi buscar mais informações que pudessem ou não corroborar o resultado de alto grau de corrosão dos cristais, apontado pelos primeiros instrumentos, devido à presença de um alto conteúdo de metais. As análises em MEV mostraram a existência de um padrão de microfissuras e de corrosão dos cristais, tanto de alita quanto de belita. O uso do EDS ou EDX (energy dispersive X-ray) ajudou a fortalecer a hipótese de uma situação de alto conteúdo de Fe2O3 e fase líquida e de metais, inclusive titânio.

Keywords : Clínquer; Moagem; Cimento; MEV.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese