SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue1Um modelo para análise do fluxo através das fundações de barragens de concretoEfeito da adsorção de amina no potencial zeta da hematita e do quartzo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

CURI, Adilson  and  LAGE, Edson Rogério. Avaliação econômica do minério remanescente nos taludes da cava final da Mina de Alegria. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2003, vol.56, n.1, pp. 41-44. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672003000100008.

Esse trabalho apresenta uma estimativa do benefício que pode ser auferido através da recuperação do minério remanescente nos taludes da cava final de uma mina a céu aberto através da aplicação de uma metodologia de lavra baseada no método de corte e enchimento. Para exemplificar o uso da metodologia proposta, foi adotado o caso das minas de minério de ferro de Alegria de propriedade da Samarco Mineração S.A. A viabilidade econômica da recuperação do minério remanescente em taludes de cavas exauridas de minas a céu aberto envolve recursos que estarão diretamente ligadas ao valor de mercado do produto e ao custo operacional para sua recuperação. Na fase de exaustão de uma mina, tradicionalmente, considerada como de desembolso de capital, a geração de receitas adicionais é bem-vinda, pois implica ganhos econômicos não previstos na fase de fechamento de minas e até em minas já paralisadas, acrescendo-se também um ganho ambiental devido à não construção de pilhas de estéril.

Keywords : fechamento; mina; benefício; corte; enchimento; metodologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese