SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue4Emprego de resíduos siderúrgicos e pellet feed minipelotizados na sinterização de minério de ferroEstudos experimentais do processo de ressecamento de um rejeito fino de mineração author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

MAGALHAES, Rodrigo Silva; LIMA, Rosa Malena Fernandes  and  SOUZA, Henor Artur de. O uso de microondas para determinação de umidade de bauxita. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2003, vol.56, n.4, pp. 255-259. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672003000400007.

Nesse trabalho, é apresentado um estudo de secagem de bauxitas por microondas, visando a determinar a influência da umidade inicial das amostras, a massa a ser secada e a granulometria das mesmas no processo de secagem. Para a determinação da influência da umidade inicial, foram utilizadas amostras com teor de umidade igual a 12,2 e 6,9%. A influência da massa e a granulometria foram determinadas com uma amostra, cujo teor inicial de umidade era igual a 13%. Através desses estudos, observou-se que os tempos ótimos de secagem por microondas das amostras de bauxita estudadas têm uma relação direta com a umidade inicial das mesmas. Observou-se que as variáveis, massa da amostra a ser secada e o tempo de secagem, são diretamente proporcionais, apresentando elevada correlação. Dessa forma, pode-se obter os tempos de secagem para cada amostra a ser secada, de acordo com a sua massa. Não foi observada relação entre o tempo de secagem e a granulometria da amostra.

Keywords : Processo de secagem; microondas; umidade; bauxita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese