SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue4O uso de microondas para determinação de umidade de bauxitaRotas de obtenção de cerâmica de niobatos de potássio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

SILVA, Daviély Rodrigues  and  OLIVEIRA FILHO, Waldyr Lopes de. Estudos experimentais do processo de ressecamento de um rejeito fino de mineração. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2003, vol.56, n.4, pp. 261-265. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672003000400008.

O estudo do ressecamento de um rejeito fino de mineração exposto as condições climáticas naturais e deixado drenar num área-teste é o objeto desse trabalho. Na área-teste, o material foi depositado sob a forma de lama e a camada formada instrumentada e monitorada durante a fase de ressecamento. A utilização de uma estação meteorológica e as considerações de um modelo hidrológico de evaporação potencial foram muito importantes para a determinação da condição de contorno da superfície. No monitoramento das variáveis do solo, uma técnica considerada de ponta no Brasil foi utilizada para medir diretamente o teor de umidade volumétrica, a técnica do TDR (Time Domain Reflectometry). Os resultados da pesquisa podem ser usados para a determinação de propriedades constitutivas de ressecamento e também na calibração de um modelo numérico para descrição do comportamento do material.

Keywords : Rejeito; ressecamento; investigação de campo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese