SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue2Modelamento matemático de peneiramento vibratório (Parte 2): simulaçãoDados climáticos para avaliação de desempenho térmico de edificações author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

FRANSOZO, Hélder Luis; SOUZA, Henor Artur de  and  FREITAS, Marcílio Sousa da Rocha. Eficiência térmica de habitação de baixo custo estruturada em aço. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2005, vol.58, n.2, pp. 127-132. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672005000200006.

O aço está se tornando um elemento construtivo muito importante na construção civil brasileira, em função das vantagens por ele apresentadas, aliadas a um projeto que integre, de maneira eficaz, os vários sistemas de fechamento associados ao aço. As edificações em estrutura metálica têm a possibilidade de conduzir a empreendimentos eficientes e economicamente viáveis. Para que a escolha dos sistemas de fechamento represente uma solução eficiente, é necessário que se leve em conta, tanto os detalhes construtivos, como o bom desempenho térmico. Nesse trabalho, apresenta-se uma avaliação do desempenho térmico de uma casa de baixo custo do Programa Usiteto, para várias regiões climáticas do país. Esse estudo é realizado através de simulação computacional, utilizando-se o programa computacional ESP-r. Nessa análise, são levados em consideração os princípios da arquitetura climática de regiões diferentes, as propriedades dos materiais, bem como as fontes internas e externas de calor, em relação ao ambiente construído analisado. Com os resultados obtidos, pode-se determinar qual o tipo de sistema de fechamento é o mais adequado para a obtenção da condição de conforto térmico para os ocupantes dessas edificações.

Keywords : estrutura metálica; habitação de baixo custo; sistemas de fechamento; eficiência térmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese