SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número2Dados climáticos para avaliação de desempenho térmico de edificaçõesAnálise de pórticos planos em situação de incêncio pelo método das rótulas plásticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Rem: Revista Escola de Minas

versão impressa ISSN 0370-4467

Resumo

BARBOSA JUNIOR, Antenor Rodrigues; SILVA, Gilberto Queiroz da; NEVES, Betânia Vilas Boas  e  DEVENS, Julimara Alves. Métodos diretos de determinação do coeficiente de dispersão longitudinal em cursos d'água naturais.: Parte 2 - Aplicação e comparação dos métodos. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2005, vol.58, n.2, pp. 139-145. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672005000200008.

Nesse artigo, se discutem os resultados de 22 testes de campo realizados em diferentes cursos d'água naturais com o emprego de traçadores ambientalmente neutros. Nos testes, a velocidade média do escoamento é estimada a partir do tempo de viagem da nuvem do traçador e o coeficiente de dispersão longitudinal é avaliado segundo cinco diferentes métodos diretos, que foram descritos na Parte 1 desse trabalho. A qualidade dos resultados das avaliações é analisada com base nas determinações feitas pelo método da propagação, por ser este considerado superior aos demais. Os resultados de cinco testes de campo serviram, ainda, para a análise de reprodutibilidade dos métodos, enquanto quatro outros testes permitiram também a avaliação da pequena influência do método de injeção do traçador na determinação do coeficiente de dispersão pelo método da propagação.

Palavras-chave : dispersão longitudinal; traçadores; poluição da água.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português