SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número2Métodos diretos de determinação do coeficiente de dispersão longitudinal em cursos d'água naturais.: Parte 2 - Aplicação e comparação dos métodosInfluência da deformação na região de não recristalização da austenita sobre a transformação em resfriamento contínuo em um aço bainítico de baixo carbono índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Rem: Revista Escola de Minas

versão impressa ISSN 0370-4467

Resumo

LANDESMANN, Alexandre  e  BATISTA, Eduardo de Miranda. Análise de pórticos planos em situação de incêncio pelo método das rótulas plásticas. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2005, vol.58, n.2, pp. 147-153. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672005000200009.

Apresenta-se, nesse trabalho, um modelo numérico computacional para investigação do comportamento de estruturas metálicas aporticadas em situações de incêndio. A análise é dividida em duas etapas, Térmica e Estrutural, respectivamente associadas à determinação do campo não-uniforme de temperaturas e da resposta estrutural sob ação do fogo. Os limites de resistência estrutural, relacionados com o tempo crítico de resistência ao fogo, são estimados por meio de modelo refinado de rótulas plásticas, permitindo-se considerar, de forma computacionalmente eficiente, os efeitos inelásticos de material e mudança de geometria. Resultados numéricos obtidos pelo modelo implementado, para um edifício de 4 andares, são apresentados e criticamente comparados com aqueles gerados pelo programa SAFIR, permitindo-se concluir sobre a aplicabilidade do modelo proposto.

Palavras-chave : Estruturas de aço; incêndio; rótulas plásticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português