SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue4Análise teórico-experimental de ligações parafusadas em perfis formados a frioDesenvolvimento de ferramenta computacional para auxílio ao projeto de gemas lapidadas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

ALMEIDA, Francisco Eduardo; OLIVEIRA FILHO, Waldyr Lopes de  and  NOGUEIRA, Christianne de Lyra. Análise numérica do processo de ressecamento de um rejeito fino da mineração de ferro. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2005, vol.58, n.4, pp. 355-365. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672005000400010.

Soluções analíticas para o processo de ressecamento de um solo fino mole de alta compressibilidade, como os rejeitos finos da mineração, são de difíceis obtenções, dado a não linearidade das propriedades constitutivas do material e a complexidade das condições de contorno, que influenciam as análises desse fenômeno. Assim, o emprego de modelos numéricos, para solução desses problemas, torna-se mais vantajoso. Esse artigo apresenta um modelo numérico para análises do processo de ressecamento de um rejeito fino proveniente do beneficiamento de minério de ferro. Com base na teoria proposta por Abu-Hejleh (1993) e implementado num programa computacional de diferenças finitas, esse modelo foi calibrado a partir dos dados de um estudo de ressecamento realizado, preliminarmente, em campo e de ensaios de laboratório, para a determinação dos parâmetros constitutivos do rejeito fino. A satisfatória concordância, entre os dados das simulações e os verificados no estudo em campo, atestou a precisão do modelo obtido na análise do ressecamento do material, indicando ser o mesmo aplicável a estudos futuros, que tenham, por objetivo, aumentar a eficiência do processo de ressecamento.

Keywords : ressecamento; trincas; adensamento; método das diferenças finitas; contração dos solos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese