SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número1Influência do estado de agregação da polpa na flotação de quartzo, apatita e calcitaAnálise não-linear inelástica de edifícios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Rem: Revista Escola de Minas

versão impressa ISSN 0370-4467

Resumo

TAVARES, Luís Marcelo M.  e  LIMA, Alfredo da Silva. Célula de carga de impacto na caracterização de materiais para a cominuição. Parte 1: calibração. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2006, vol.59, n.1, pp. 61-69. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672006000100009.

Nas últimas décadas, tem crescido, de forma significativa, a utilização de informações fundamentais de fratura de partículas, na modelagem e simulação de processos de cominuição, na indústria. Entre os equipamentos utilizados, na avaliação do comportamento mecânico de partículas, se destaca a célula de carga de impacto. Ela é um híbrido entre o aparelho de queda de peso e a barra dividida de Hopkinson e permite a medida da curva força-deformação resultante do impacto de partículas individuais ou de leitos de partículas sob condições de carregamento rápido. Células de carga de impacto com diferentes diâmetros foram projetadas e construídas na COPPE/UFRJ, permitindo a caracterização da fratura de partículas dentro de um intervalo amplo de tamanhos e energias aplicadas. Essa primeira parte do artigo descreve o funcionamento do aparelho e a sua calibração, realizada a partir de princípios da propagação de ondas longitudinais em barras e da teoria de contatos de Hertz.

Palavras-chave : impacto; fratura de partículas; cominuição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português