SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue2Desgaste na mineração: o caso dos corpos moedoresA configuração geométrica inicial na análise avançada de portais planos de aço author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

MAZON, Ana Amélia Oliveira; SILVA, Rodolfo Gonçalves Oliveira da  and  SOUZA, Henor Artur de. Ventilação natural em galpões: o uso de lanternins nas coberturas. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2006, vol.59, n.2, pp. 179-184. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672006000200007.

A ventilação natural no interior das edificações proporciona condições favoráveis de conforto térmico aos ocupantes, além da melhoria da qualidade do ar interno. A eficiência da ventilação natural numa edificação está associada ao número, posição, tipo e tamanho das aberturas existentes para a passagem de ar e também à ação combinada das forças do vento e das diferenças de temperatura. No caso da construção de galpões industriais e edificações comerciais, é usual construir aberturas nas coberturas (lanternins), além daquelas aberturas nas fachadas, para se obter iluminação natural e também melhorar a ventilação natural. Nesse trabalho, estuda-se a ventilação natural em galpões utilizando lanternins. Apresenta-se uma modelagem matemática, associada com o conceito do índice de ventilação natural, para o cálculo da vazão de ar necessária para uma ventilação natural adequada em edificações e também para o cálculo das áreas das aberturas necessárias para suportar uma dada vazão. Ainda por meio de uma abordagem numérica, analisam-se o fluxo de ar no interior do galpão e o perfil da temperatura interna resultantes da simulação. Os resultados obtidos levaram em consideração o grau de conforto térmico necessário no interior do galpão e comprovam a abertura necessária do lanternim calculada para se alcançarem as condições internas de conforto.

Keywords : ventilação natural; lanternins; simulação numérica; conforto térmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese