SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue2Influência do lantânio nas propriedades elétricas do titanato de bário obtido por síntese hidrotérmicaSíntese e caracterização de matrizes porosas de hidroxiapatita para aplicação como fontes radioativas em braquiterapia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

SOUZA, Erivelto Luís de; GOMES, José Emanuel L.; ARAUJO, Fernando Gabriel S.  and  OLIVEIRA, Cristovam Paes de. Improvement of metallic joint electrical conductivity using a novel conductive paste produced from recycled residues. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2006, vol.59, n.2, pp. 213-216. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672006000200011.

A transmissão de eletricidade na indústria usualmente implica altas correntes transportadas por grandes distâncias e, em alguns casos, como em fábricas de alumínio, o uso de altas correntes é essencial no processo de redução. As conexões entre os cabos de transmissão e os fornos elétricos são feitas com barramentos, que podem ser de apenas um tipo de metal, ou de dois diferentes tipos. Nesse processo de transmissão, a principal maneira de aumentar o desempenho do circuito é através da melhoria da condutividade na interface das juntas elétricas. Devido às necessidades de redução de custos e de simplificação dos procedimentos de manutenção, as interfaces nas juntas são apenas escovadas e pastas contutoras são pressionadas entre os metais em contato. O material mais comumente usado é uma pasta condutora de grafite de alto custo, a qual não é produzida por nenhuma companhia brasileira. Esse artigo apresenta uma pasta condutora inovadora, facilmente elaborada a partir de resíduos industriais e com baixo custo de produção, ao mesmo tempo apresentando melhor desempenho que a pasta de grafite.

Keywords : pasta condutora; reciclagem de metais; barramentos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English