SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue3Conforto humano e limites de percepção para vibrações verticaisUn modelo independiente de las coordenadas espaciales para ventilación mecánica de interiores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467On-line version ISSN 1807-0353

Abstract

REZENDE, Ezequiel Mendonça  and  GOUVEIA, Antônio Maria Claret de. Sistemas de estacionamento vertical modulado em estrutura metálica. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2006, vol.59, n.3, pp.279-284. ISSN 0370-4467.  https://doi.org/10.1590/S0370-44672006000300005.

Um dos maiores problemas das grandes cidades está relacionado ao envelhecimento dos centros urbanos associado à falência de toda a estrutura viária para receber um sistema de trânsito cada vez mais conturbado. Em função de toda essa situação, vêm sendo implementadas políticas públicas no sentido de revitalizar os centros urbanos. Concomitantemente, vem ocorrendo uma procura de melhoria nos transportes coletivos. Assim, espera-se resolver parte desse quadro de problemas, o qual vem sendo intensificado com a questão da falta de vagas para o estacionamente de veículos nos referidos centros urbanos. Surge, dessa forma, um novo enfoque para a questão dos estacionamentos, sendo, então, criadas novas propostas para a solução de tal problema. Para a criação de novos espaços de estacionamento nessas regiões centrais, é necessário buscar soluções criativas que adotem um aumento da densidade de armazenamento de veículos em determinados locais. Uma das possibilidades é a implantação de edifícios modulados em estrutura metálica, totalmente automatizados, que consistem, praticamente, em simples estruturas, sem a necessidade do uso de lajes para pisos, ou mesmo, de elementos de fechamentos. Como exemplo desses edifícios modulados, podemos citar os galpões de armazenamento de grandes atacadistas existentes no Brasil. Esses edifícios, por suas próprias características, não permitem o acesso do usuário ao seu interior, já que os veículos são conduzidos por equipamentos totalmente robotizados.

Keywords : Estrutura metálica; garagem; estacionamento; páletes; sistemas industrializados; sistemas modulados; sistema de estacionamento modular automatizado; MAPS; reestruturação; automação; veículo; carro; automóvel; congestionamento urbano; pedágio urbano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License