SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número3Un modelo independiente de las coordenadas espaciales para ventilación mecánica de interioresUm modelo de programação matemática para otimizar a composição de lotes de minério de ferro da mina Cauê da CVRD índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Rem: Revista Escola de Minas

versão impressa ISSN 0370-4467

Resumo

POSSATO, Gisele S. Novo  e  FREITAS, Arlene M. S.. Análise teórico-experimental de placas de base de colunas metálicas tubulares. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2006, vol.59, n.3, pp. 291-297. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672006000300007.

O aumento do uso de seções tubulares em estruturas metálicas tem destacado a necessidade de métodos que racionalizem as ligações parafusadas de barras tubulares. Nesse trabalho, foi desenvolvido um estudo teórico-experimental do comportamento das ligações de placas de base de colunas em perfil tubular circular solicitados à força axial e momento fletor. Esses estudos foram realizados de modo a avaliar e comparar os resultados experimentais com as avaliações teóricas apresentadas em prescrições e literaturas existentes. O programa experimental envolve ensaios em colunas curtas com placas de base conectadas através de chumbadores a uma base de concreto com resistência controlada. A partir das comparações dos resultados experimentais com as avaliações teóricas, concluiu-se que as formulações propostas pela maioria das prescrições são conservadoras. As análises realizadas nesse trabalho foram na fase linear elástica.

Palavras-chave : Sistemas tubulares; seções tubulares; ligações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português