SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2Influence of the residual stresses on the strength of steel columns considering advanced analysis with distributed plasticityComposite floor human comfort study (steel-concrete) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Rem: Revista Escola de Minas

versión impresa ISSN 0370-4467

Resumen

BATTISTA, Ronaldo C.; CARVALHO, Eliane M. L.; PFEIL, Michèle S.  y  VARELA, Wendell D.. Estimativa da vida útil à fadiga de uma torre metálica sob ação do vento. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2007, vol.60, n.2, pp. 401-408. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672007000200022.

A monitoração de uma torre metálica, típica do setor de telecomunicações, sob ação de ventos de baixa velocidade, registrou significativas oscilações e alertou para o risco de iniciação de fraturas em detalhes de ligações soldadas. O comportamento estrutural foi analisado a partir dos registros experimentais de aceleração e deformação, além de velocidade e direção do vento. Esse trabalho apresenta os resultados mais relevantes da monitoração dinâmica e a estimativa de vida útil à fadiga de detalhes de ligações soldadas efetuada por meio da regra de Palgrem-Miner, utilizando-se o algoritmo "rainflow" para contagem do número de ciclos. Para aumentar a reduzida vida útil encontrada nessa estimativa e para atenuar as oscilações da torre, foi projetado e instalado um sistema de controle dinâmico pendular, o qual teve sua eficiência demonstrada.

Palabras llave : Fadiga; vento; controle dinâmico; vibrações; torre.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués