SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número3Viabilidade energético-econômica de habitações de interesse social em Brasília com uso de blocos de concreto e entulhoBiorreagentes: aplicações na remoção de metais pesados contidos em efluentes líquidos por biossorção/bioflotação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Rem: Revista Escola de Minas

versão impressa ISSN 0370-4467versão On-line ISSN 1807-0353

Resumo

MATA-LIMA, Herlander et al. Comportamento hidrológico de bacias hidrográficas: integração de métodos e aplicação a um estudo de caso. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2007, vol.60, n.3, pp.525-536. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672007000300014.

O tempo de concentração é uma variável que assume um papel fulcral na determinação do caudal e hidrograma do escoamento numa bacia hidrográfica. Esse trabalho pretende constituir uma fonte exaustiva de informação sobre os diferentes métodos de cálculo do tempo de concentração e vazão de ponta na bacia hidrográfica. Subdividem-se os métodos em estritamente empíricos e semi-empiricos, evidenciando-se as vantagens e constrangimentos de aplicação de cada um deles a partir dos resultados obtidos para a bacia hidrográfica da ribeira do Livramento na região de Setúbal (Portugal). Os tempos de concentração obtidos pelos métodos empíricos e semi-empíricos são depois utilizados no cálculo da vazão de ponta pelos métodos Racional e de Soil Conservation Service (SCS) para ilustrar o impacto nos resultados bem como a vantagem de aplicação de cada um dos métodos. Os resultados demonstram que os métodos semi-empíricos possibilitam a avaliação do impacto das intervenções de engenharia no comportamento hidrológico da bacia, visto que permitem considerar a variabilidade espacial e espácio-temporal das características biofísicas da bacia hidrográfica.

Palavras-chave : Tempo de concentração; método estritamente empírico; método semi-empírico; vazão de ponta; variabilidade espácio-temporal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons