SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue4Contribution to the study of one-way reinforced concrete flat slabs with rectangular columns under punchingUse of ceramic industry residuals in concrete author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

RIBAS, Rovadavia Aline de Jesus  and  SOUZA, Henor Artur de. Avaliação construtiva e de desempenho térmico do prédio da Escola de Minas da UFOP. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2007, vol.60, n.4, pp. 629-638. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672007000400008.

No Brasil, a construção em aço possui um grande espaço para desenvolvimento, prometendo racionalização e atendimento às exigências de conservação de energia e conforto humano, apontando para projetos que apresentem desempenho global adequado. Entretanto, nesse tipo de construção, ainda são utilizados sistemas de fechamentos convencionais, o que nem sempre é conveniente, pois são sistemas que demandam velocidades de execução diferentes e interfaces construtivas de soluções particulares. Nesse trabalho, estuda-se o prédio da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto-MG, edificação estruturada em aço com sistema de fechamento externo convencional constituído por alvenaria e vidro. Avalia-se sua concepção estrutural e suas interferências no processo construtivo e na sua utilização. Por meio de uma investigação exploratória e coleta de dados, identificam-se os problemas que surgiram durante o uso, as patologias existentes e suas causas. Faz-se também uma avaliação do desempenho térmico da edificação, por meio de medições in loco. Com os resultados, tem-se uma avaliação qualitativa da construção, de sua condição de manutenção e das causas das patologias, propondo-se soluções para sua correção e uma melhor manutenção.

Keywords : Construção em aço; processo de projeto; patologias das construções; desempenho térmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese