SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número2Evolução da textura cristalográfica de chapas de aço inoxidável ferrítico do tipo AISI 430 durante laminação a frio, recozimento e estampagemEfeito dos teores de Mn e de Fe na evolução microestrutural de duas ligas do sistema Al-Fe-Mn-Si obtidas por fundição contínua de chapas (Twin Roll Caster) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Rem: Revista Escola de Minas

versão impressa ISSN 0370-4467

Resumo

VEIT, Hugo Marcelo; BERNARDES, Andréa Moura; BERTUOL, Daniel Assumpção  e  OLIVEIRA, Cláudia Trindade. Utilização de processos mecânicos e eletroquímicos para reciclagem de cobre de sucatas eletrônicas. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2008, vol.61, n.2, pp. 159-164. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672008000200008.

O crescimento constante na geração de resíduos sólidos em todo o mundo tem estimulado estudos para os mais variados tipos de resíduos. Nesse trabalho, foram estudadas as Placas de Circuito Impresso (PCI), que fazem parte das sucatas eletrônicas e que são encontradas nos equipamentos eletroeletrônicos. As PCI são compostas de polímeros, cerâmicos e metais, o que dificulta o seu processamento. Na primeira etapa desse trabalho, foi utilizado processamento mecânico, como moagem, separação granulométrica, magnética e eletrostática para se obterem uma fração concentrada em metais (principalmente Cu) e uma outra fração contendo polímeros e cerâmicos. Na segunda etapa, a fração concentrada em metais foi dissolvida e enviada para uma eletroobtenção a fim de recuperar o cobre. O teor de cobre alcançou mais de 50% em peso nas frações condutoras e significativos teores de chumbo e estanho. No segundo estágio, as frações concentradas em metais foram dissolvidas com ácidos e tratadas em um processo eletroquímico, a fim de se recuperarem os metais separadamente, especialmente o cobre. Os resultados demonstram a viabilidade técnica para se recuperarem cobre usando processamento mecânico seguido de uma técnica eletrometalúrgica. O conteúdo de cobre, em solução decaiu rapidamente em todos os experimentos e o cobre obtido por eletroobtenção apresentou teores acima de 97% na maioria dos testes.

Palavras-chave : Reciclagem; cobre; placas de circuito impresso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português