SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3Diagnosis of the licensing processes and fiscalization of the quarries of ornamental rocks region south center of Minas GeraisImproving blending strategies in chevron piles using geostatistical simulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

REZENDE, Maria Luiza de S. et al. Utilização do resíduo de caulim em blocos de vedação. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2008, vol.61, n.3, pp. 285-290. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672008000300004.

O caulim é uma argila com um grande número de aplicações industriais, no entanto sua produção gera uma enorme quantidade de resíduos. Assim, esse trabalho tem, por objetivo, estimar o volume de resíduo da produção de caulim acumulado na região produtora do Estado da Paraíba e analisar sua viabilidade como matéria-prima alternativa para a produção de blocos de alvenaria de vedação. O resíduo da produção do caulim foi classificado segundo sua periculosidade ambiental e, em seguida, caracterizado através da determinação de sua composição química e características físicas. A quantidade de resíduo acumulado foi estimada com base em imagens de satélite. Em seguida, blocos de vedação cimento-areia foram preparados substituindo parte da areia pelo resíduo. Determinaram-se a resistência à compressão simples dos blocos de vedação e a sua absorção de água. Com base nos resultados, pode-se concluir que o resíduo de caulim é classificado como não perigoso e não inerte, que o volume estimado de resíduo supera 2,6 milhões de toneladas e que os blocos confeccionados com o resíduo, com substituição em até 70% de areia, são adequados para alvenaria de vedação.

Keywords : Reciclagem; resíduo de caulim; blocos de vedação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese