SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3Use of kaolin waste for the production of cement bricksProactive reconciliation in mining industry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

COSTA, João Felipe Coimbra Leite et al. Aperfeiçoamento da estratégia de homogeneização em pilhas chevron utilizando simulação geoestatística. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2008, vol.61, n.3, pp. 291-296. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672008000300005.

Um dos grandes problemas existentes na indústria mineira são as flutuações no teor do minério, que afetam, significativamente, o desempenho das plantas de beneficiamento. Assim, faz-se necessário um controle dessa variabilidade. Para tanto, pode-se usar combinações de minério provenientes de diferentes frentes de lavra e/ou pilhas de homogeneização. As pilhas de homogeneização são caracterizadas pela sua forma, tamanho, arranjo e número de camadas. O estudo em questão se propõe a minimizar a variabilidade dos depósitos minerais, utilizando pilhas longitudinais do tipo chevron, montadas com informações de teores do modelo de blocos gerados a partir de simulação geoestatística. As análises são feitas simulando diferentes modelos de pilhas, a partir de combinações de massas e diferentes números de camadas. Os resultados demonstram uma redução de até 90% da variabilidade, possibilitando um dimensionamento mais adequado do pátio e dos equipamentos de construção da pilha.

Keywords : Homogeneização; pilhas; Simulação Seqüencial Gaussiana (SSG).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese