SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3Benefit of additional samples derived from geophysical logging to short term mine planningStatic and kinetic tests to prevent the generation of acid mine drainage from coal mining with steel slag author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

SILVA, Carolina Helena Caldeira; LANA, Milene Sabino; PEREIRA, Luana Cláudia  and  LOPES, Manoel da Conceição. Estabilidade dos taludes da Cava Cachorro Bravo com base em modelagem numérica por elementos finitos. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2008, vol.61, n.3, pp. 323-327. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672008000300010.

Esse trabalho apresenta a análise da estabilidade de um talude da Mina Córrego do Sítio, que pertence ao Grupo Anglo Gold Ashanti, e encontra-se inserida na porção nordeste do Quadrilátero Ferrífero. No local, ocorrem rochas metamórficas deformadas, com significativas descontinuidades que ocasionam problemas geotécnicos. Os objetivos do estudo foram analisar os fenômenos de ruptura observados na Cava Cachorro Bravo, em 2003, e avaliar a estabilidade dos taludes da cava, em 2006, a partir da simulação da evolução da lavra nesse período. Para tal, utilizou-se um modelo computacional, por meio do software Phase²6.0 da Rocsciense (Canadá), que permite a modelagem do maciço através do método dos elementos finitos. Os resultados mostraram-se satisfatórios, reproduzindo a situação observada em campo e indicando a necessidade de novos estudos para avaliação da estabilidade dos taludes a longo prazo.

Keywords : Mecanismos de ruptura; flambagem; alteração; estabilidade de taludes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese