SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3Static and kinetic tests to prevent the generation of acid mine drainage from coal mining with steel slagSedimentological characterization of the quaternary deposits in the region between Marília and Presidente Prudente, São Paulo State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

LIMA, Rosa Malena Fernandes; VASCONCELOS, João Antônio  and  SILVA, Gláucia Regina da. Flotação aniônica de rejeito de minério de manganês. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2008, vol.61, n.3, pp. 337-342. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672008000300012.

Normalmente, os fluxogramas brasileiros, tanto para o beneficiamento de minérios ricos, quanto para minérios complexos de manganês, consistem, basicamente, de fragmentação e classificação granulométrica, com o descarte da fração abaixo de 0,106mm. Logo, é muito importante para a indústria mineral desenvolver fluxogramas e processos de concentração dessas frações granulométricas, visando ao aumento da recuperação global de manganês, bem como à redução do impacto ambiental, gerado com o descarte desses finos. Nesse trabalho, são apresentados estudos comparativos de flotação aniônica de um rejeito de minério complexo sílico-carbonatado, constituído, principalmente, pelos minerais rodocrosita, rodonita, espessartia clinocloro, quartzo, anita e flogopita, usando os coletores oleato de sódio e sabão de óleo de soja com o depressor silicato de sódio. Através desses estudos, foram verificadas reduções dos teores de SiO2 da alimentação (28,10%) de cerca de 11 e 8% para o oleato de sódio e o sabão de óleo de soja, respectivamente em pH 11.

Keywords : Minério de manganês; flotação; ácidos graxos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese