SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3Sedimentological characterization of the quaternary deposits in the region between Marília and Presidente Prudente, São Paulo State, BrazilMorphometric and environmental analyses of the Granjeiro river micro basin, Crato/ CE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

CHAVES, Mario Luiz de Sá C.; BRANDAO, Paulo Roberto Gomes; GIRODO, Antonio Carlos  and  BENITEZ, Leila. Kimberlito Canastra-1 (São Roque de Minas, MG): geologia, mineralogia e reservas diamantíferas. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2008, vol.61, n.3, pp. 357-364. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672008000300014.

A pesquisa de fontes diamantíferas primárias no Brasil iniciou-se na década de 1960, culminando com a descoberta da mineralização no kimberlito Canastra-1, que representa a primeira fonte primária com teores economicamente viáveis do país. O kimberlito aflora na região da Serra da Canastra, nas cabeceiras do rio São Francisco. A intrusão é constituída de dois blows alinhados segundo NW-SE, o trend estrutural da região definido em metassedimentos do Grupo Canastra. O blow menor (NW), quase circular e com ±0,8 ha de área, possui teores desprezíveis em diamantes. O outro (SE), com quase 1 ha, é mineralizado a um teor médio de 12-18 ct/100 t de rocha. Variações significativas também são verificadas em relação às fácies petrográficas do kimberlito, homogênea no blow NW, enquanto a SE é heterogênea, ocorrendo a mistura de várias fácies. A curta distância entre os blows (<40 m) pressupõe que ambos se juntem em profundidade, constituindo, então, apófises da mesma intrusão. A química mineral dos indicadores revelou forte semelhança com alguns corpos kimberlíticos africanos diamantíferos. Dados obtidos na lavra experimental indicaram uma qualidade excelente para os diamantes do kimberlito, estimando-se um valor médio em torno de US$ 180-200/ct.

Keywords : Kimberlito; diamante; pesquisa mineral; Canastra-1.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese