SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3Numerical and experimental results comparison of magnetic fields in aluminium eletrolysis cellsRecycling of parallel wires using unit operations of mineral processing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

LADEIRA, Ana Claudia Queiroz  and  PEREIRA, Dimitri Bruno Alves. Avaliação do potencial poluidor da indústria galvânica: caracterização, classificação e destinação de resíduos. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2008, vol.61, n.3, pp. 385-390. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672008000300018.

Esse trabalho visou à caracterização de resíduos e efluentes da indústria galvânica a fim de identificar os elementos que conferem periculosidade aos resíduos, assim como a classificação destes em perigosos (classe I) ou não perigosos (classe II). A caracterização das amostras mostrou que o Fe e o Zn são os elementos predominantes nas amostras, mas existem outros elementos (Ni, Cd, Al, Mn, Cu, F, Cr, Ca) como minoritários ou traços. A classificação dos resíduos, feita com base na Norma ABNT NBR10004/2004, mostrou que o Cd e o Cr são os contaminantes responsáveis pelo enquadramento destes como perigosos. As lamas de fosfatização não apresentam características de periculosidade apesar de, a priori, serem consideradas como tal. Com base neste estudo, foi possível apresentar um cenário do setor de galvanoplastia de forma a orientar as empresas quanto a necessidade de eliminação ou redução dos níveis de contaminantes de forma a reclassificar seus resíduos como não perigosos.

Keywords : Indústria galvânica; resíduos; lixiviabilidade; efluentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese