SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3Recycling of parallel wires using unit operations of mineral processing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

TOMMASELLI, Maria Aparecida Garcia; KURI, Sebastião Elias  and  MARIANO, Neide Aparecida. Espectroscopia de impedância para avaliar o efeito do molibdato de sódio incorporado no concreto. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2008, vol.61, n.3, pp. 397-402. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672008000300020.

O concreto armado tem cada vez mais despertado interesse científico e tecnológico, principalmente no que se refere a sua melhoria e inovação, seja pela utilização de novos materiais ou pelo estudo da corrosão para evitar a deterioração das estruturas. Dessa forma, têm-se intensificado os estudos da corrosão em concreto armado, sendo que a maior dificuldade está em detectar o início da corrosão na armadura. Uma das causas de degradação do concreto armado e sua posterior corrosão da sua armadura é a sua exposição a ambientes industriais. Assim, é necessário melhorar o desempenho das estruturas, prevendo a vida útil e conhecendo as formas de prevenção para minimizar o processo corrosivo. Há métodos de controle da corrosão do aço, como a incorporação de inibidores no concreto, como o molibdato de sódio, que é um inibidor anódico e não poluente tóxico. Nesse trabalho, foi avaliada a eficiência do molibdato de sódio, nas concentrações de 0, 1, 2 e 4% em relação à massa de cimento, empregando espectroscopia de impedância eletroquímica, simulando uma atmosfera ácida como agente agressor. A concentração de 4% do inibidor foi a mais eficiente.

Keywords : Concreto; corrosão; espectroscopia de impedância; molibdato de sódio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese