SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Estudo do efeito de memória de forma em ligas inoxidáveis usando ensaio de compressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Rem: Revista Escola de Minas

versão impressa ISSN 0370-4467

Resumo

CORRADI, Christiano Alves de Lima; MOITA, Gray Farias  e  BIAZI, Elenice. Modelos matemáticos para a relação entre composição química, microestrutura e propriedades mecânicas de ligas de alumínio fundidas hipoeutéticas e eutéticas. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2010, vol.63, n.3, pp. 483-491. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672010000300010.

Para realização de qualquer projeto mecânico, é necessário conhecer as características do material que será utilizado e projetar o equipamento, de tal maneira que qualquer tensão resultante não seja excessiva e não provoque falha. As propriedades mecânicas dos materiais são verificadas pela execução de experimentos ou ensaios de laboratório cuidadosamente programados, que reproduzem, o mais fielmente possível, as condições de serviço. Entretanto esses ensaios mecânicos são destrutivos. Essa característica destrutiva do ensaio pode ser um problema, quando as peças que precisam de ser testadas não podem ser danificadas. Um outro complicador é a determinação de propriedades mecânicas em pontos específicos da peça, que se justifica, principalmente, em peças fundidas, onde as condições de resfriamento, as microssegregações e a ocorrência de defeitos se distribuem de maneira heterogêneas ao longo da peça. Uma vez que o processo de determinação da composição química e da estrutura metalográfi ca é realizado através de ensaios não destrutivos, eles poderiam substituir os ensaios mecânicos, se fosse estabelecida uma relação entre eles. Esse trabalho apresenta alguns modelos matemáticos gerados através de técnicas estatísticas de regressão linear múltipla, para a determinação das propriedades mecânicas de ligas de alumínio fundidas hipoeutéticas e eutéticas, a partir da realização de ensaios não destrutivos de microscopia e análise química.

Palavras-chave : Ligas de alumínio; propriedades mecânicas; modelo matemático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português