SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Caracterização de uma tipologia de minério de manganês do BrasilNivelamento indireito do triângulo de conexão em função de escolha de vias optimais de transporte em minas subterrâneas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Rem: Revista Escola de Minas

versão impressa ISSN 0370-4467

Resumo

PINTO JUNIOR, Luiz Alberto Baptista; VIEIRA, Estéfano Aparecido; PEIXOTO, Ricardo André Fiorotti  e  OLIVEIRA, José Roberto de. Caracterização do resíduo de manta cerâmica usada para isolamento térmico e sua utilização na fabricação de argamassa. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2010, vol.63, n.3, pp. 523-528. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672010000300015.

Esse trabalho tem os objetivos de caracterizar o resíduo de manta cerâmica, gerado no lingotamento contínuo dos aços, devido à diminuição da sua capacidade de isolamento térmico, e de estudar a viabilidade técnica da utilização desse resíduo na fabricação de argamassa. O resíduo foi submetido à análise química, difração de raios X e MEV e utilizado na preparação de argamassa. Foram feitas dosagens de 0%, 2%, e 6% em massa do resíduo, em substituição ao cimento, e realizado o ensaio de índice de consistência e compressão na argamassa. Dessa maneira, obtiveram-se resultados em três argamassas distintas. Os resultados indicam um aumento na resistência à compressão com adição do resíduo, em comparação com a argamassa-padrão, e o índice de consistência apresentou alterações pouco consideráveis.

Palavras-chave : Condutibilidade térmica; resíduo de manta cerâmica; argamassa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português