SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1The L5(S5) ordinary chondritic meteorite from Guaçuí, ES-BrazilSolvent extraction for metal and water recovery from industrial wastes and effluents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

FERNANDES, Kirlene Salgado; ALVARENGA, Evandro de Azevedo; BRANDAO, Paulo Roberto Gomes  and  LINS, Vanessa de Freitas Cunha. Análise por espectroscopia no infravermelho das camadas de fosfato de zinco e de zinco modificado com níquel e manganês em aço eletrogalvanizado. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2011, vol.64, n.1, pp. 45-49. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672011000100005.

As camadas de fosfato do tipo hopeíta, nas quais o zinco é parcialmente substituído por outros metais, como manganês e níquel, são de grande interesse para a indústria automotiva e de eletrodomésticos. Essas indústrias utilizam aços galvanizados, fosfatizados e pintados com eletropintura cataforética. Os fosfatos de zinco modificados com manganês e níquel são isomorfos com a hopeíta, e de difícil identificação usando-se a técnica de difração de raios X. Nesse trabalho, as camadas de conversão de fosfato foram identificadas usando-se a espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR).

Keywords : Superfícies; fosfato de zinco; recobrimentos; espectroscopia no infra-vermelho.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English