SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Solvent extraction for metal and water recovery from industrial wastes and effluentsEffect of mineralogical composition and particle size distribution in raw material formulation: Santa Gertrudes ceramic pole author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

BRUNA, Roberto Gerardo. Efeitos dos laminados a quente e a morno na microestrutura, textura e propriedades de aços baixo carbono. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2011, vol.64, n.1, pp. 57-62. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672011000100007.

É conhecido que variações de processo durante o tratamento termomecânico causam efeito marcante na microestrutura e nas propriedades mecânicas de aços baixo carbono. Vários trabalhos já foram publicados sobre o efeito da composição química, temperatura de reaquecimento, temperatura de laminação de acabamento, temperatura de bobinamento, quantidade de redução durante a laminação a quente e na laminação a frio e temperatura de recozimento nas propriedades mecânicas desses aços. Existem, no entanto, alguns pontos contraditórios na literatura. Nesse trabalho, são estudados os efeitos da temperatura de término de laminação e a temperatura de bobinamento na microestrutura, recristalização e textura dos aços baixo carbono laminados a quente e a morno em condições industriais. Os efeitos na microestrutura, textura cristalográfica e propriedades são apresentados e discutidos. Adicionalmente, o presente estudo analisa os possíveis mecanismos metalúrgicos responsáveis pelas microestruturas e propriedades mecânicas obtidas.

Keywords : Recristalização; laminado ferritico; textura; aços baixo carbono; energia de defeito de empilhamento (EDE).

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English