SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Effects of hot and warm rolling on microstructure, texture and properties of low carbon steelA heuristic for the open-pit mining operational planning problem with dynamic truck allocation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

BARTOLOMEU, Daniel; MORENO, Maria Margarita Torres  and  ROCHA, Rogers Raphael da. Efeitos da composição mineralógica e distribuição de partículas na formulação de massas: pólo cerâmico de Santa Gertrudes. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2011, vol.64, n.1, pp. 63-68. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672011000100008.

A absorção de água por peças cerâmicas para revestimentos é um dos parâmetros básicos de classificação das mesmas. Esta absorção foi estudada em argilas vermelhas da Formação Corumbataí, analisando a influencia da distribuição granulométrica e composição mineralógica em quatro amostras de matérias-primas com características diferentes, por meio da evolução da sinterização com o aumento da temperatura. Misturas entre elas foram preparadas calculando-se a contribuição de cada matériaprima com base na absorção de água de cada componente, pré-fixando a temperatura de queima e o valor de absorção de água. Foram analisadas as causas das variações experimentais em relação ao valor esperado, para fazer modificações na composição ou temperatura, permitindo assim maior controle dos produtos. O empacotamento adquirido para uma densidade de prensagem constante dos corpos-de-prova e a composição mineralógica, responsável pelo teor de fundentes, se mostraram eficientes para justificar o comportamento cerâmico observado.

Keywords : Revestimentos cerâmicos; comportamento de queima; argilas vermelhas; misturas de argilas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese