SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Mining productivity estimation and management methodologyThickeners in iron ore processing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

BERETTA, Filipe Schmitz; COSTA, João Felipe Coimbra Leite  and  KOPPE, Jair Carlos. Redução da variabilidade da qualidade do carvão com otimização do tamanho de pilhas de homogeneização. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2011, vol.64, n.1, pp. 85-90. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672011000100011.

A variabilidade do minério in-situ é um dos grandes problemas em todas as etapas pós-lavra, pois comportamentos erráticos de parâmetros físico-químicos podem acarretar grandes dificuldades para o processamento do minério. Pilhas de estoque tem sido utilizadas para reduzir a flutuabilidade de teores, servindo como um filtro da variabilidade. O principal parâmetro para a redução da variabilidade na pilha é a massa de minério estocado. Quanto maior a pilha, menor a variabilidade. Porém há limites viáveis para sua construção. O incorreto dimensionamento leva a perdas financeiras, devido aos altos custos de estoque e às perdas em recuperação e teores na usina de beneficiamento. Esse estudo propõe quantificar a redução da variabilidade de conteúdo de cinza e teor de enxofre em um depósito de carvão. A estimativa de teores em modelos de blocos por métodos tradicionais como krigagem ordinária não considera as incertezas associadas ao modelo geológico. Dessa forma, a utilização de simulação geoestatística é mais adequada para prever flutuações locais dos teores. Para as variáveis testadas, nesse estudo, foram analisadas as reduções de flutuação por meio de diferentes tamanhos de pilhas.

Keywords : Homogeneização; pilhas; simulação geoestatística.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese