SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Reducing coal quality variability with size optimization of blended pilesDry comminution of quartz and dolomite mixtures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

TORQUATO, Nilton Carlos  and  LUZ, José Aurélio Medeiros da. Espessadores no beneficiamento de minério de ferro. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2011, vol.64, n.1, pp. 91-96. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672011000100012.

Esse trabalho visa a comparar estudos de espessamento realizados em escala industrial com ensaios de sedimentação realizados em escala de bancada e propõe a utilização de fatores de correção nos métodos clássicos de dimensionamento de espessadores convencionais. A prática industrial, no âmbito do tratamento de minérios de ferro no Brasil, tem consolidado uma modificação substancial no método clássico de Kynch (com traçado de Talmage & Fitch), a qual consiste em adotar, para o traçado, a concentração mássica de sólidos na proveta após 24 horas, no lugar da concentração nominal do underflow no espessador industrial. Os ensaios indicam que a área unitária assim obtida ainda deve ser afetada com os fatores de correção. Esse fator, multiplicativo, é de 0,64, para espessadores de lamas, e de 1,3, para espessadores de concentrado fino (pellet feed).

Keywords : Espessador; dimensionamento; sedimentação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese