SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Dry comminution of quartz and dolomite mixturesConcentration by apatite flotation originating from carbonatically affiliated rocks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

PEREIRA, Carlos Alberto; ZORZAL, Caroline Belisário; COELHO, Lucas Carvalho  and  OLIVEIRA, Michelly dos Santos. Depressores para dolomita na flotação de willemita. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2011, vol.64, n.1, pp. 105-109. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672011000100014.

Essa investigação avaliou o efeito de depressores para dolomita na flotação de zinco, a fim de aumentar tanto a recuperação quanto a seletividade. Os reagentes estudados foram: uma emulsão de amina (Clariant Flotigan 2835-2L), óleo diesel e MIBIC, nas proporções 1,0; 0,16 e 0,4 como coletor e espumante; solução de sulfeto de sódio e barrilha como agente ativador e modificador de pH, respectivamente; silicato de sódio como agente dispersante e como depressores: silicato de sódio, dextrina, dicromato de potássio, tanino, amido e carboximetilcelulose (CMC). As etapas de dispersão, sulfetização e flotação de willemita foram investigadas. Esse trabalho foi desenvolvido em escala de laboratório e apresentou, entre outros resultados, um bom desempenho da carboximetilcelulose e amido como depressores da ganga dolomítica na flotação do minério de zinco willemítico.

Keywords : Flotação de willemita; depressores; dolomita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese