SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue4Steel-concrete composite columns and cost comparative between steel columns and reinforced concrete columnsMineralogy and provenance of black sands from Iriri - ES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

SOUZA, Henor Artur de  and  FONTANELLA, Márcia Silva. Percepção do ambiente térmico nas salas de aula pelos alunos da UFOP. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2011, vol.64, n.4, pp. 415-419. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672011000500005.

A educação é um dos fatores que mais influem no desenvolvimento de um país. Uma boa qualidade de ensino não só depende da capacitação dos professores, mas, também, das condições físicas das salas de aulas, ambientes em que os mesmos interagem com os alunos. Nesse trabalho, avalia-se o ambiente térmico das salas de aula da Universidade Federal de Ouro Preto, especificamente na Escola de Minas e no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (edifícios com sistemas construtivos diferentes), investigando-se a percepção dos usuários por meio da aplicação de questionários e medição das variáveis ambientais in loco, simultaneamente. Os resultados obtidos são tratados estatisticamente obtendo-se os limites de conforto para a população em estudo, por meio da análise probit, obtendo-se uma percentagem de aproximadamente 70% de satisfeitos com o ambiente térmico.

Keywords : Conforto térmico; salas de aula.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese