SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue4Influence of lubrication-cooling on the surface quality of metal grindingUnderground mine design using specific softwares author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

ROCHA, Alexandre da Silva et al. Simulação computacional de um processo de trefilação para produção de barras redondas de aço AISI 1045. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2011, vol.64, n.4, pp. 513-518. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672011000500018.

Nesse trabalho foi simulada a etapa de trefilação na produção de barras redondas do aço AISI 1045 através do processo de trefilação combinada. Foram determinados diversos parâmetros para a simulação com base em processos industriais de trefilação combinada. Foi realizado o teste do anel, e sua simulação, a fim de obter-se o valor de atrito para utilização na simulação numérica e cálculos analíticos. Dos resultados da simulação numérica, através da comparação desta com equações empíricas e analíticas, foi avaliada a capacidade da simulação de prever a força de trefilação. Além disso, foi realizado um esforço no sentido de determinar as tensões residuais após a trefilação. Os valores simulados de tensões residuais foram comparados com valores experimentais obtidos através de análise de tensões residuais por difração de Nêutrons realizada em amostras trefiladas da industria. Com base neste trabalho, foi discutida a possibilidade de usar-se a simulação para prever quantitativamente as tensões residuais após o processo de trefilação. As análises poderão ser utilizadas para o desenvolvimento de futuros melhoramentos no processo de trefilação.

Keywords : Trefilação; tensões residuais; simulação numérica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese