SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue1Modeling of self-reducing agglomerates charging in the mini blast furnace with top gas recyclingPozzolanicity of the industrial wastes, glass and ceramic wools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

SILVA, Christian Egidio da; OLIVEIRA, Diego Luiz; SILIDONIO JUNIOR, Luiz Carlos  and  RIVAROLI JUNIOR, Amir. Influência da areia de cura a frio reutilizada nas propriedades mecânicas e características superficiais de moldes empregados em fundição. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.1, pp. 73-78. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000100010.

Emprega-se uma quantidade expressiva de areia em qualquer processo de fundição e, consequentemente, quantidade igual de resíduos sólidos é gerada. Surge, portanto, a necessidade de se maximizar a recuperação de areia por questões econômicas e ambientais. O objetivo desse trabalho é avaliar a influência do uso de areia de cura a frio reutilizada na resistência mecânica de moldes usados na fundição. Evidenciou-se que é possível empregar até 50% de areia recuperada para a confecção de moldes para o processo de fundição, sendo necessário, no entanto, alterar o percentual de resina da mistura. Não é recomendado utilizar mais do que 50% de areia reutilizada devido aos baixos resultados de propriedade mecânica obtidos. Observou-se uma diferença significativa na morfologia dos grãos à medida que a areia estava sendo reutilizada, apesar de não ter sido encontrada variação expressiva no tamanho médio do grão de areia.

Keywords : Areia; reaproveitamento; fundição; resíduos; cura a frio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese