SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue1Modeling of self-reducing agglomerates charging in the mini blast furnace with top gas recyclingPozzolanicity of the industrial wastes, glass and ceramic wools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

SILVA, Christian Egidio da; OLIVEIRA, Diego Luiz; SILIDONIO JUNIOR, Luiz Carlos  and  RIVAROLI JUNIOR, Amir. Influência da areia de cura a frio reutilizada nas propriedades mecânicas e características superficiais de moldes empregados em fundição. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.1, pp. 73-78. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000100010.

Emprega-se uma quantidade expressiva de areia em qualquer processo de fundição e, consequentemente, quantidade igual de resíduos sólidos é gerada. Surge, portanto, a necessidade de se maximizar a recuperação de areia por questões econômicas e ambientais. O objetivo desse trabalho é avaliar a influência do uso de areia de cura a frio reutilizada na resistência mecânica de moldes usados na fundição. Evidenciou-se que é possível empregar até 50% de areia recuperada para a confecção de moldes para o processo de fundição, sendo necessário, no entanto, alterar o percentual de resina da mistura. Não é recomendado utilizar mais do que 50% de areia reutilizada devido aos baixos resultados de propriedade mecânica obtidos. Observou-se uma diferença significativa na morfologia dos grãos à medida que a areia estava sendo reutilizada, apesar de não ter sido encontrada variação expressiva no tamanho médio do grão de areia.

Keywords : Areia; reaproveitamento; fundição; resíduos; cura a frio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese