SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Influência da areia de cura a frio reutilizada nas propriedades mecânicas e características superficiais de moldes empregados em fundiçãoUso de escória de cobre na fabricação de argamassas de cimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Rem: Revista Escola de Minas

versão impressa ISSN 0370-4467

Resumo

EVANGELISTA, Neuza; TENORIO, Jorge Alberto Soares  e  OLIVEIRA, José Roberto de. Pozolanicidade dos resíduos industriais, lã de vidro e lã cerâmica. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.1, pp. 79-85. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000100011.

As fibras cerâmicas se caracterizam por ser um material leve, com alto grau de pureza, baixo armazenamento de calor, baixa condutividade térmica, resistência a choque térmico e alta resistência à corrosão em altas temperaturas. Essas características levam a uma grande procura das indústrias mínero-metalúrgicas e de outros setores para revestimentos de distribuidores, muflas, fornos de aquecimentos, entre outros. Após utilização no processo, por perderem sua capacidade de isolamento, os resíduos gerados precisam de destinação. Esse trabalho enfoca, especificamente, resíduos de lã cerâmica e lã de vidro. Pelo fato de a composição das fibras cerâmicas ser rica em sílica e alumina, efetuou-se uma investigação acerca da atividade pozolânica das mesmas com a cal e o cimento, especificamente CPV ARI, CPII E32 e CPIII 32RS, para avaliação da perspectiva de reciclagem em possível incorporação no concreto.

Palavras-chave : Resíduos industriais; lã cerâmica; lã de vidro; atividade pozolânica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português