SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue1Application of SAM in AA 2024-T3 aluminum alloy with alkaline degreaseInfluence of time and strain on the microstructure of recycled aluminum alloy for conditioned to thixoforming author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

PRADO, Ana Candida de Almeida; ZANARDO, Antenor; MORENO, Maria Margarita Torres  and  MENEGAZZO, Paula Margarido. Compacidade do suporte cerâmico cru versus propriedades do revestimento cerâmico cozido. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.1, pp. 99-105. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000100014.

A compacidade é definida como a razão entre a densidade a seco e a densidade real, propriedade importante no processo cerâmico, pois, quanto maior a compacidade, menor é a necessidade de fechamento dos poros durante a sinterização. Os principais fatores que influenciam a compacidade são: distribuição granulométrica das partículas, tamanho e formato do grânulo, preenchimento do molde, pressão e umidade de prensagem. Com o objetivo de variar a compacidade de corpos de prova compostos, primordialmente, por argilas vermelhas da Formação Corumbataí da região de Rio Claro (SP - Brasil), foram aplicadas diferentes pressões durante a confecção de peças. Foram determinadas as propriedades físicas (absorção de água, retração linear, porosidades aberta, fechada e total, densidade aparente e módulo de ruptura à flexão) das referidas peças. Conclui-se que, para essas massas compostas por argilas illíticas, albita e teores relativamente elevados de hematita (± 4,5%), quanto maior é a compacidade, menor é a temperatura de queima, para se obterem produtos com um determinado padrão de absorção de água, sendo que as compacidades entre 0,66 e 0,69 apresentaram menor risco de atingir a superqueima.

Keywords : Compacidade; propriedades do suporte cru; propriedades do revestimento; superqueima.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese