SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue1Compactness of the raw artifacts versus the proprieties of sintered ceramic tilesGeostatistical approach for drilling pattern selection based on mineral resource risk assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

ALVES, Gianni Ferreira; VIEIRA, Estéfano Aparecido  and  OLIVEIRA, José Roberto de. Influência do tempo e deformação na microestrutura de ligas de alumínio reciclado condicionadas para tixoconformação. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.1, pp. 107-112. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000100015.

Um dos pré-requisitos para o processo de tixoconformação de ligas, é que estas apresentem microestruturas globulares. Esse trabalho utilizou o método da deformação seguido por recristalização com o objetivo de determinar a deformação e o tempo mínimos necessários para completa globularização de duas novas ligas de Al no estado semi-sólido (ESS). Buscou-se, também, encontrar a deformação necessária para um máximo refinamento microestrutural. As ligas foram fundidas a partir de sucatas de latas de alumínio, acrescentando-se Si, até atingir 3,5% (Al3,5Si),  e Cu para a outra liga, até atingir-se 4% (Al4Cu). As novas ligas foram laminadas com deformações variando de 5 a 30% e levadas ao ESS com tempo de encharque variando de 1 a 60 minutos. As microestruturas foram caracterizadas por microscopia ótica. Os resultados mostram que a deformação mínima, para promover total globularização, está entre 5 e 10%. Quanto maior a deformação mais refinada é a microestrutura, porém, a partir de aproximadamente 20%, é necessário melhorar as condições de conformação para impedir a formação de trincas.

Keywords : Tixoconformação; condicionamento; reciclagem de alumínio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese