SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Compacidade do suporte cerâmico cru versus propriedades do revestimento cerâmico cozidoUtilização de critérios geoestatísticos para comparação de malha de sondagem visando à maximização da quantidade de recursos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Rem: Revista Escola de Minas

versão impressa ISSN 0370-4467

Resumo

ALVES, Gianni Ferreira; VIEIRA, Estéfano Aparecido  e  OLIVEIRA, José Roberto de. Influência do tempo e deformação na microestrutura de ligas de alumínio reciclado condicionadas para tixoconformação. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.1, pp. 107-112. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000100015.

Um dos pré-requisitos para o processo de tixoconformação de ligas, é que estas apresentem microestruturas globulares. Esse trabalho utilizou o método da deformação seguido por recristalização com o objetivo de determinar a deformação e o tempo mínimos necessários para completa globularização de duas novas ligas de Al no estado semi-sólido (ESS). Buscou-se, também, encontrar a deformação necessária para um máximo refinamento microestrutural. As ligas foram fundidas a partir de sucatas de latas de alumínio, acrescentando-se Si, até atingir 3,5% (Al3,5Si),  e Cu para a outra liga, até atingir-se 4% (Al4Cu). As novas ligas foram laminadas com deformações variando de 5 a 30% e levadas ao ESS com tempo de encharque variando de 1 a 60 minutos. As microestruturas foram caracterizadas por microscopia ótica. Os resultados mostram que a deformação mínima, para promover total globularização, está entre 5 e 10%. Quanto maior a deformação mais refinada é a microestrutura, porém, a partir de aproximadamente 20%, é necessário melhorar as condições de conformação para impedir a formação de trincas.

Palavras-chave : Tixoconformação; condicionamento; reciclagem de alumínio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português