SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue1Influence of time and strain on the microstructure of recycled aluminum alloy for conditioned to thixoformingSupport program for brickworks mineral legalization of Rio Claro (SP) region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

RIBEIRO, Diniz Tamantini et al. Utilização de critérios geoestatísticos para comparação de malha de sondagem visando à maximização da quantidade de recursos. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.1, pp. 113-118. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000100016.

A proposta básica desse estudo é definir malhas ótimas de sondagem a serem aplicadas em pesquisas futuras de jazidas de minério de ferro. Realizou-se um estudo geoestatístico utilizando-se como parâmetro de otimização, a distribuição das classes dos recursos, obtidas a partir do Índice de Risco (IR), adotado como padrão, na avaliação de depósitos e minas de ferro pela Vale. Esse índice baseia-se no emprego da krigagem da indicatriz de minério para classificação dos recursos, avaliando-se, então, a influência da variação da malha de sondagem na categorização dos mesmos, pela criação de malhas regulares de sondagem "virtuais" com espaçamentos diversos. Estudos comparativos foram realizados em minas existentes e em projetos, tanto no Quadrilátero Ferrífero, quanto em Carajás, obtendo-se malhas de sondagem indicativas por província, sendo que, para novas áreas, criou-se uma metodologia de pesquisa sequencial, com adensamento gradativo da malha de sondagem e avaliação dos riscos em cada etapa.

Keywords : Malha de sondagem; geoestatística; otimização amostral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese