SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Utilização de critérios geoestatísticos para comparação de malha de sondagem visando à maximização da quantidade de recursosCaracterização da mineração de bauxita no maciço alcalino de Poços de Caldas e seus impactos socioambientais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Rem: Revista Escola de Minas

versão impressa ISSN 0370-4467

Resumo

FERREIRA, Gilda Carneiro; DAITX, Elias Carneiro; OLIVEIRA, Celine Coutinho de  e  LIMA, Pamela Ressignelli de. Programa de apoio à legalização mineral de olarias da região de Rio Claro (SP). Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.1, pp. 119-126. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000100017.

Esse artigo apresenta os resultados de um projeto denominado de Projeto Parceria, desenvolvido no período de 2007 a 2010, com objetivo de orientar, tecnicamente, os oleiros associados da ASCER, para a correta condução das atividades de extração de matéria-prima das jazidas utilizadas pela indústria oleira. As atividades desenvolvidas, nesse projeto, contemplam a legalização da situação minerária das atuais áreas de extração, orientação em relação à recuperação das áreas degradadas pela mineração e caracterização cerâmica dos materiais argilosos utilizados na produção de tijolos. Fizeram parte desse estudo quatorze Olarias situadas na região de Rio Claro (SP). A legalização das atividades de extração mineral, na área da jazida de cada olaria, conduziu, automaticamente, à legalização ambiental, que está sendo atualmente executada. Duas olarias não puderam regularizar as suas extrações, pois as áreas de suas propriedades estavam oneradas no DNPM. Outras duas olarias não possuíam documentações referentes à parte jurídica das empresas, necessárias para legalização de suas áreas. Os materiais argilosos utilizados pelos oleiros foram caracterizados quanto às suas aplicações cerâmicas como material nobre para a fabricação de telhas e tijolos, gerando produtos de alta qualidade.

Palavras-chave : Olarias; argila; cerâmica vermelha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português