SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue1Support program for brickworks mineral legalization of Rio Claro (SP) regionValidation of a new blasthole sampler for reconciliation purposes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

BARROS, Dalmo Arantes de et al. Caracterização da mineração de bauxita no maciço alcalino de Poços de Caldas e seus impactos socioambientais. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.1, pp. 127-133. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000100018.

O uso intensivo dos recursos minerais traz consigo alterações significativas no meio ambiente. O setor minerário é fundamental para a economia mundial, desde que operado em bases tecnicamente coerentes, socialmente justas e ambientalmente corretas. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a mineração de bauxita no planalto de Poços de Caldas - MG, analisando seus respectivos impactos socioambientais. Por meio do panorama apresentado, concluiu-se que a mineração de bauxita realizada no planalto de Poços de Caldas, na maioria das situações, mitiga seus respectivos impactos socioambientais negativos de forma satisfatória, além de gerar impactos sociais positivos; os métodos de restauração dos ecossistemas perturbados pela mineração vêm sendo aperfeiçoados continuamente e há necessidade que sejam reproduzidos nos empreendimentos de pequeno e médio porte.

Keywords : Mineração; impactos socioambientais; meio ambiente.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English