SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue1Characterization of the bauxite mining of the Poços de Caldas alkaline massif and its socio-environmental impacts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

CHIEREGATI, Ana Carolina et al. Validação de novo amostrador de furos de desmonte para fins de reconciliação. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.1, pp. 135-140. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000100019.

As operações mineiras, em todo o mundo, fazem uso extensivo da amostragem de furos de desmonte para o planejamento de curto prazo, o que apresenta duas vantagens indiscutíveis: (1) o espaçamento entre os furos é pequeno, fornecendo uma alta densidade de amostragem por tonelada de minério e (2) não há custos adicionais, já que os furos devem ser perfurados de qualquer maneira. Entretanto a precisão da amostragem de furos de desmonte é, normalmente, baixa e o enviesamento causado pela segregação de densidade e tamanho de partículas é um problema ainda mais sério, que prejudica a representatividade das amostras geradas. Uma das principais causas desse enviesamento é a perda de finos, que pode levar a uma sub ou superestimativa do teor do minério, dependendo do tipo de minério e da ganga. O presente trabalho valida um novo equipamento de amostragem, projetado para reduzir a perda de finos e, assim, aumentar a acurácia da amostragem de furos de desmonte de pequeno diâmetro. Os resultados iniciais mostram uma melhoria significativa na estimativa do teor de ouro e a minimização da perda de finos.

Keywords : Amostragem; reconciliação; ouro; amostrador setorial estacionário; amostragem de furos de desmonte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese