SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Mechanical properties of cement composites produced with sludge from the pre-fried potato industry's effluent treatment stationContribution of masonry walls in soil-structure interaction: a case history involving structural damages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

MENDES, Francisco Canazart; FREITAS, Marcilio Sousa da Rocha  and  FREITAS, Arlene Maria Sarmanho. Estudo teórico experimental de ligações "T" e "KT", em perfis tubulares de aço. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 175-180. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000200005.

Nesse trabalho, é apresentado um estudo de ligações soldadas dos tipos K e KT, com barras afastadas, formadas por perfis tubulares de aço estrutural, sem costura, de seção transversal retangular no banzo e circular para demais membros. Para esse estudo, foram desenvolvidas análise analítica e análise numérica das ligações. Também foram desenvolvidos ensaios experimentais em protótipos em escala real e ensaios de tensões residuais no perfil retangular do banzo. Os ensaios dos protótipos das ligações visaram à obtenção do comportamento, carga última e modo de colapso da ligação. A análise numérica em elementos finitos envolveu a geração, a análise e a calibração, a partir dos resultados obtidos nos ensaios experimentais. O modelo foi constituído de forma que representasse o comportamento e a capacidade de carga das ligações ensaiadas experimentalmente. Os resultados foram apresentados de modo a comparar os dados obtidos experimentalmente com os diversos modelos numéricos gerados, com e sem o cordão de solda e sem as imperfeições geométricas. As análises realizadas apresentam boa correlação com os resultados experimentais.

Keywords : Estruturas metálicas; estruturas tubulares; ligações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese