SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Theoretical and experimental study on "T" and "KT" tubular steel jointsNatural ventilation as a strategy for thermal comfort in buildings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

ROSA, Luciana de Moraes Pereira; DANZIGER, Bernadete Ragoni  and  CARVALHO, Eliane Maria Lopes. Contribuição das alvenarias na interação solo-estrutura através do estudo de um caso envolvendo danos estruturais. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 181-188. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000200006.

O artigo apresenta a análise da interação solo-estrutura de uma construção que revelou, ao longo dos anos, comportamento inadequado de suas fundações. São resumidas análises anteriores de Rosa (2005), incluindo a interação solo-estrutura na previsão dos recalques. Essa nova análise considera, também, a influência das alvenarias na interação. Os recalques distorcionais previstos são analisados em conformidade com os danos, documentados em vários momentos da vida útil da edificação. O modelo de Kelvin foi utilizado para representar o comportamento do solo com o tempo. Verificou-se que, mesmo com as simplificações adotadas, justificadas no artigo, os resultados da análise numérica foram capazes de reproduzir a extensão dos danos, assim como sua localização espacial. Os resultados mostram a importância de uma concepção de projeto de fundações mais realista, contemplando a interação solo-estrutura.

Keywords : Interação solo-estrutura; danos estruturais; recalques distorcionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese