SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Contribution of masonry walls in soil-structure interaction: a case history involving structural damagesSubvolcanic neck of Cabugi Peak, state of Rio Grande do Norte, Brazil, and origin of its landform author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

SOUZA, Henor Artur de  and  RODRIGUES, Luciano Souza. Ventilação natural como estratégia para o conforto térmico em edificações. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 189-194. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000200007.

Uma circulação natural de ar adequada dentro de um ambiente construído, além de auxiliar na diminuição do gradiente térmico, contribui para a renovação do ar interno. Este, dependendo do perfil de ocupação do ambiente, pode ser prejudicial à saúde. Uma circulação natural pode se constituir em uma alternativa eficiente na redução do consumo de energia no condicionamento de edificações. Nesse trabalho, estuda-se a ventilação natural, dirigida pela ação combinada das forças do vento e térmicas num ambiente. Avalia-se a eficiência da ventilação unilateral e cruzada, utilizando-se o método numérico de elementos finitos, por meio do software ANSYS. O modelo numérico é utilizado na determinação dos efeitos das forças do vento e das forças térmicas combinadas, obtendo-se o fluxo de ar e a distribuição de temperatura dentro do ambiente. Os resultados obtidos são comparados com resultados de modelos empíricos, observando-se que a eficiência da ventilação cruzada fica em torno de 3,5 vezes maior do que a ventilação unilateral, aumentando os vórtices no fluxo de ar no interior do ambiente.

Keywords : Ventilação natural; conforto térmico; solução numérica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)