SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Contribution of masonry walls in soil-structure interaction: a case history involving structural damagesSubvolcanic neck of Cabugi Peak, state of Rio Grande do Norte, Brazil, and origin of its landform author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

SOUZA, Henor Artur de  and  RODRIGUES, Luciano Souza. Ventilação natural como estratégia para o conforto térmico em edificações. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 189-194. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000200007.

Uma circulação natural de ar adequada dentro de um ambiente construído, além de auxiliar na diminuição do gradiente térmico, contribui para a renovação do ar interno. Este, dependendo do perfil de ocupação do ambiente, pode ser prejudicial à saúde. Uma circulação natural pode se constituir em uma alternativa eficiente na redução do consumo de energia no condicionamento de edificações. Nesse trabalho, estuda-se a ventilação natural, dirigida pela ação combinada das forças do vento e térmicas num ambiente. Avalia-se a eficiência da ventilação unilateral e cruzada, utilizando-se o método numérico de elementos finitos, por meio do software ANSYS. O modelo numérico é utilizado na determinação dos efeitos das forças do vento e das forças térmicas combinadas, obtendo-se o fluxo de ar e a distribuição de temperatura dentro do ambiente. Os resultados obtidos são comparados com resultados de modelos empíricos, observando-se que a eficiência da ventilação cruzada fica em torno de 3,5 vezes maior do que a ventilação unilateral, aumentando os vórtices no fluxo de ar no interior do ambiente.

Keywords : Ventilação natural; conforto térmico; solução numérica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese