SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Development of a metallic material selection model by applying a logistic approach : the case of a company in the mining metallurgist sectorTechnical feasibility of fabrication of cement agglomerated with granite waste and BOF steel slag author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

AGUIAR, Felipe Nylo de; GRILLO, Felipe Fardin; TENORIO, Jorge Alberto Soares  and  OLIVEIRA, José Roberto de. Dessulfuração de ferro gusa utilizando resíduo de mármore e fluorita. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 233-240. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000200012.

O objetivo desse trabalho é apresentar uma análise dinâmica da utilização de misturas à base de resíduo de mármore na dessulfuração de ferro-gusa. Na realização do trabalho, foram utilizados: resíduo de mármore, fluorita, cal e ferro-gusa. Foram elaboradas quatro diferentes misturas, que foram adicionadas em um banho de ferro-gusa a 1450ºC com composição conhecida. A quantidade de cada material foi calculada a partir de suas análises químicas e comparadas com uma mistura utilizada na indústria. Todas as quatro misturas foram utilizadas em experimentos com agitação promovida por um agitador mecânico. Amostras do banho foram retiradas através de amostradores a vácuo nos tempos de 5, 10, 15, 20 e 30 minutos e analisadas para verificar a variação de enxofre no banho com o tempo. Os resultados obtidos com as adições foram analisados segundo parâmetros termodinâmicos, sendo verificada a possibilidade de utilização do resíduo como agente dessulfurante.

Keywords : Resíduo de mármore; fluorita; dessulfuração de ferro-gusa.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English