SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Hot metal desulfurization by marble waste and fluorsparMix grinding simulation by artificial neural network author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

ARRIVABENE, Lúcio Flávio et al. Viabilidade técnica da fabricação de cimento com mistura de escória de aciaria LD e resíduo de granito. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 241-246. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000200013.

Esse trabalho estuda a viabilidade técnica da fabricação de cimento com uma mistura de resíduo proveniente da serragem de blocos de granito e escória de aciaria LD. Para isso, foi preparada uma mistura desses materiais de modo que a relação %CaO / %SiO2 fosse 1,2. Essa mistura foi fundida e resfriada rapidamente em água. A amostra foi caracterizada e o difratograma de raios X mostrou um material amorfo e a presença das fases mineralógicas Akermanita e Gehlenita, as quais são consideradas como as fases mineralógicas ideais para a atividade hidráulica. Essa mistura foi adicionada ao clínquer para a fabricação de cimento. Com o cimento fabricado, foram feitos ensaios cujos resultados são apresentados e comparados com os valores obtidos para o cimento de alto-forno. Esses resultados indicam a viabilidade técnica da utilização da mistura na fabricação de cimento.

Keywords : Escória de aciaria LD; resíduo de granito; cimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese